top of page
  • icon_whatsapp
  • icon_instagram
  • icon_facebook
  • icon_linkedin
Clinica_Selenitá_acupuntura_09.png

ACUPUNTURA

Visa promover uma melhora no equilíbrio interno do organismo conseguindo assim harmonizar a energia do corpo e proporcionar sensação de tranquilidade, disposição e melhora do humor.

O que é Acupuntura?

Originária da China há mais de 5 mil anos, é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. A Acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas muito finas, em pontos específicos na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde.  A escolha dos pontos de acupuntura vai depender do diagnóstico médico elaborado pelo acupunturiatra.

selenitá_acupuntura_01_v2.png
O QUE É ACUPUNTURA
COMO FUNCIONA
selenitá_acupuntura_02_v3.png

Como funciona?

Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e músculos. Essa “informação” gerada segue até a medula espinhal e cérebro, levando à liberação de diversas substâncias químicas com efeitos importantes, tais como: analgésico, antiinflamatório, relaxante muscular, modulação das emoções, ações sobre os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas.

Quais são as indicações?

Pesquisas clínicas e práticas diárias demonstram grande eficácia da Acupuntura no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas, tais como: enxaquecas, ansiedade, depressão, insônia, dores ósseas e musculares, artrites, asma, diabetes, infertilidade, tensão pré-menstrual, endometriose, gastrite, entre muitas outras.

selenitá_acupuntura_03_v2.png
INDICAÇÕES
selenitá_acupuntura_04_v2.png

Como é o atendimento?

Inserir agulhas é apenas uma das etapas de uma série de procedimentos que faz parte de toda consulta médica, em qualquer especialidade. As queixas e a história do paciente são ouvidas e anotadas. A seguir, é realizado um exame físico e são solicitados e interpretados exames complementares quando necessários.

Um diagnóstico clínico é elaborado e avalia-se a indicação da Acupuntura naquela situação, se há necessidade de prescrever alguma medicação, bem como associar outra forma complementar de tratamento. É informado ao paciente sobre as possibilidades de sucesso do tratamento empreendido e de suas limitações no seu caso em particular. 

O plano terapêutico consistirá em sessões de acupuntura (uma, duas ou três vezes por semana e dependerão do diagnóstico) ou outros recursos que lhes são afins: eletroacupuntura, ventosoterapia, auriculoterpia, fitoterapia, dietoterapia. O acupunturiatra poderá redefinir a frequência das sessões e fornecerá ao paciente uma melhor perspectiva quanto ao tempo estimado do tratamento.

ATENDIMENTO

Inserção de agulhas dói?

Os “pontos de acupuntura” são regiões especiais da superfície do corpo porque concentram terminações nervosas, células que desencadeiam respostas com efeitos diversos pelo corpo. Essa resposta poderá ser sentida pelo paciente como uma leve dor, ou discreto choque, ou uma sensação de formigamento, calor ou coceira. Todas essas sensações tendem a ser de curtíssima duração e não é raro os pacientes não se lembrarem de onde estão inseridas as agulhas, no decorrer da sessão.

selenitá_acupuntura_05_v2.png
INSERÇÃO
selenitá_acupuntura_06_v2.png

Preciso interromper outros tratamentos?

Não! Na grande maioria das vezes, a associação da Acupuntura com outras formas de tratamentos não é apenas possível, como também benéfica para o paciente. 

TRATAMENTOS

As agulhas transmitem doenças?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que a prática da Acupuntura seja realizada exclusivamente com material descartável. Infelizmente, profissionais, sem formação adequada insistem na reutilização das agulhas. Portanto, cabe ressaltar que as agulhas nunca devem ser reaproveitadas, nem no mesmo paciente, pois uma vez guardadas, sua contaminação é quase certa. 

selenitá_acupuntura_07_v2.png
DOENÇAS
selenitá_acupuntura_08_v2.png

Quais complicações podem ocorrer?

A Acupuntura realizada por médicos especialistas é segura. As mais comuns são alterações de pressão arterial e batimentos cardíacos, pequenos hematomas, sudorese etc. Alterações mais graves são raras e geralmente relacionadas a profissionais não habilitados à prática de Acupuntura.

COMPLICAÇÕES
Botão com o ícone do Whatsapp da Clínica Selenitá

Todos os direitos reservados. © Clínica Selenitá 2024.

bottom of page